O Bairro e a Rua

Imagem: Rua da Mouraria em Salvador

O bairro da Mouraria foi fundado no século XVIII por ciganos. Não na concepção atual deste grupo, mas, por pessoas que não eram portuguesas. Na época quem vinha de fora e não era português, era cigano, mouro. Os mouros formaram um gueto (acampamento na área onde depois foi construído o Quartel General do Exercito) que, posteriormente foi batizado de Mouraria.

Localizado no centro de Salvador, entre os bairros de Brotas, Tororó, Barbalho e o Centro Histórico, Nazaré tem como coluna vertebral a Avenida Joana Angélica. Em torno desta, outras localidades como o Jardim Baiano, a Saúde, a Lapa e a Mouraria, são consideradas pelos estudiosos como sub-bairros que fazem parte de Nazaré.


Imagem: Rua da Mangueira em Salvador

Rua da Mangueira, Já foi chamada de Rocha Galvão e Rua da Mangueira da Mouraria. Sua extensão começa na Avenida Joana Angélica, passa pelo largo do Quartel General e termina atrás do próprio e ao fundo da igreja do Largo da Palma, onde também funcionava a antiga faculdade de Letras da Universidade Católica de Salvador.

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com os moradores da rua